O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) investirá R$ 1,2 milhão na restauração da Igreja e Convento de São Francisco, em Salvador (BA), edificação histórica erguida entre os séculos XVII e XVIII. O recurso será aplicado na contratação de serviços técnicos de elaboração dos projetos para a restauração e preservação do templo.
A Ordem de Serviço para contratação dos serviços foi assinada na última terça-feira (1º/10), em reunião realizada na Igreja de São Francisco, com a presença do superintendente do Iphan na Bahia, Hermano Guanaes e Queiroz, de representantes das secretarias de cultura do estado da Bahia e da Prefeitura Municipal de Salvador, além do guardião do templo, Frei Pedro Júnior Freitas da Silva.
A preservação desse patrimônio, que integra a arte barroca, contribui para manter viva a memória do passado colonial e fortalecer o conjunto arquitetônico como atrativo turístico. Para o superintendente do Iphan-BA, Hermano Guanaes e Queiroz, o valor investido pelo Iphan representa um passo significativo na conservação de um dos monumentos mais emblemáticos da cidade, que desempenha um papel crucial na história e na identidade cultural do Brasil. "A preservação de bens culturais como a Igreja e Convento de São Francisco é uma responsabilidade compartilhada. É um esforço coletivo que envolve o compromisso de todos os setores da sociedade", destacou o superintendente.
A igreja e o convento são tombados pelo Iphan e classificadas como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, estão localizados no Centro Histórico de Salvador (CHS), esse que é Patrimônio Mundial reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Fonte: Iphan