Banner Local 01 728 x 90

it's going to break!

João das Botas

Por Jorge Matos em 24/10/2024 às 12:08:43

Acho que já disse isso em crônica pretérita, mas também acho que não é demais repetir: gosto de caminhar descalço pelas areias molhadas das praias. Principalmente pelas areias das praias de Mar Grande, Vera Cruz, Bahia, Brasil. Essas caminhadas, confesso, também se destinam a uma tentativa de preservar a saúde que, apesar de tudo, ainda ostento apesar dos dois "stents" implantados no coração, do melanoma extirpado e da vesícula já inexistente. As caminhadas fazem bem ao corpo e à mente – "mens sana in corpore sano", repetia assiduamente meu professor de atletismo no Instituto Central de Educação Isaías Alves, o inesquecível Georgeocohama (não sei se é assim que se escreve, mas é assim que se pronuncia).

Bem, caminhava hoje distraído até ouvir numa roda de pescadores, um deles afirmar, convicto, que "com garrafa, dá prá mergulhar até uma "hora de relógio"". "Hora de relógio" é baianês puro!

Gosto muito da forma que nós baianos modificamos a língua pátria, que me recuso a chamar de português, mas chamar o cilindro de oxigênio de "garrafa"?! Até onde acredito, garrafa é de Pitu, Velho Barreiro, 51 ou, melhor falando, Seleta (esta, na minha opinião, a melhor cachaça produzida no Brasil).

Permaneci na caminhada terapêutica no momento um pouco mais acelerada porque tenho o compromisso comigo mesmo de sobreviver no mínimo até que minha netinha, Maria, comece a frequentar a escola. Acho que então terei cumprido meu destino, traçado desde o dia 19 de dezembro do já longínquo ano de 1953. E terei cumprido bem, sem culpas.

Mudando de linha e de assunto, acabo de receber a enésima ligação de uma empresa de cobrança que se diz contratada do banco Itaú para cobrar uma dívida que eu teria com o dito banco. Aliás, na minha opinião, Itaú, que significa "pedra preta" em tupi-guarani, nem banco é; no máximo chega a tamborete. Falei para a moça, também pela enésima vez, mas desta vez imitando um gago:

- Vo-vo-vo cê-cê-cê não sou-soube não? Eu morri!

- Senhor, não estou aqui para brincadeiras. O senhor deve ao banco Itaú. Pague sua dívida.

- Moça, respondi, agora sem gaguejar: vá se lascar! Ou melhor, it's going to break! E leve o Itaú junto!

Desligou.

Fonte: Redação

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Comentários

Banner Local 03 728 x 90