O segmento de franquias continua em plena expansão no Brasil. Somente no terceiro semestre de 2024, as lojas espalhadas por todo o país tiveram um faturamento 12,9% superior ao mesmo período de 2023. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF). No total, durante os três meses, as franquias obtiveram receita de R$ 70,2 bilhões entre os meses de julho e setembro. No acumulado de 12 meses, o crescimento do setor foi de 14,4%, com faturamento de R$ 264,8 bilhões.
Em relação aos segmentos que mais cresceram, o destaque foi para o ramo de entretenimento e lazer (15,3%), alimentação e food service (14%), além de limpeza e conservação (13%). Na sequência, Hotelaria e Turismo, em conjunto com Saúde, Beleza e Bem-Estar registraram faturamento 12,7% superior ao mesmo período de 2023.
De acordo com a associação, a situação econômica do país – como a alta do índice de confiança dos consumidores, do emprego e da massa salarial, bem como a desaceleração da inflação – contribuiu para o crescimento. A analista de Acesso a Mercados do Sebrae Karen Sitta aponta que investir ou adquirir uma franquia exige dedicação e preparo, assim como qualquer tipo de negócio, pois existem riscos envolvidos. Além disso, a escolha demanda tempo e uma análise do investimento e da marca que será adquirida.
"Para muitas pessoas que entram neste setor, a franquia é a porta que garante um acesso mais seguro ao empreendedorismo, ou seja, para a conquista do próprio negócio. São empreendedores que buscam modelos de negócios já prontos e muitas vezes consolidados". Karen Sitta, analista de Acesso a Mercados do Sebrae.
Karen Sitta destaca ainda que toda atenção é necessária no processo de escolha do segmento para investir. "Adquirir uma franquia não tirará do franqueado as responsabilidades sobre a gestão de sua empresa. Assim como qualquer tipo de negócio, é sempre importante o "olhar do dono", ou seja, a presença do empresário, o olhar no processo de gestão da franquia como um todo, independentemente do tamanho, perfil e modelo da franquia", ressalta.
Como investir?
A analista de competitividade do Sebrae elencou dicas para quem está pensando em investir no segmento:
Autoanálise
Avalie o que gosta de fazer, capacidade financeira disponível, segmento de preferência. Conheça também os formatos de franquias existentes e a disponibilidade de mercado na sua região.
Saúde financeira da franquia
Verifique se o modelo de negócio foi testado, se ele apresenta uma tendência de mercado, modismo ou já está realmente consolidado. Observe também se a franqueadora disponibiliza suporte e treinamento e se garante a seus franqueados a viabilidade do seu plano de negócios.
Troca de experiências
Conheça e converse com outros franqueados. Forme sua opinião e tire dúvidas. Conheça outras franquias e compare pelo menos três marcas. Procure ajuda de especialistas e busque orientação dos consultores do Sebrae.
Orientações e autodiagnóstico
Para apoiar os empreendedores no caminho de adquirir uma franquia, o Sebrae disponibiliza orientações sobre esse processo. A instituição também desenvolveu, em parceria com a ABF, conteúdos específicos para quem deseja se tornar um franqueado.
Além disso, recentemente, o Sebrae desenvolveu um autodiagnóstico para instruir o potencial franqueado a identificar áreas em que precisará de mais informações ou preparação. Cada pergunta foi cuidadosamente elaborada para fornecer insights valiosos sobre os principais aspectos do mundo das franquias, como forma de apoiá-lo no planejamento e na escolha da melhor franquia para o seu perfil.
André Luiz Gomes / ASN