O Disque-DenĂșncia, serviço que auxilia no combate ao crime, criado em 1995, quando a cidade vivia uma onda de extrema violĂȘncia, divulgou um balanço dos primeiros seis meses deste ano. Até junho, o serviço registrou 36.375 denĂșncias anônimas sobre atividades criminosas em todo o estado do Rio de Janeiro. Foram passadas aos órgãos de segurança informações que levaram a prisão de 445 criminosos, apreensão de 32 fuzis, 190 pistolas e revólveres, 30 granadas e 2.593 munições para variados calibres de armas.
Após denĂșncias passadas às polĂcias Civil e Militar, foram retiradas das ruas, no primeiro semestre deste ano, 647 toneladas de barricadas instaladas por traficantes e milicianos para impedir a entrada da polĂcia nas comunidades, 9.779 unidades de crack, 700 frascos de cheirinho da loló e mais de uma tonelada de maconha e cocaĂna.
O Linha Verde, canal voltado para denĂșncias de crimes ambientais, recebeu mais de 9 mil denĂșncias de desmatamento florestal, guarda e comércio ilegal de animais silvestres, comércio e soltura de balões e de maus tratos contra animais. Ao todo, 315 balões, além de 3 toneladas de carvão foram apreendidas em fornos irregulares. Mais de 340 pĂĄssaros silvestres foram retirados de cativeiros e devolvidos à natureza.
O serviço recebe denĂșncias pelo telefone (21) 2253-1177, pelo WhatsApp e pelo aplicativo Disque DenĂșncia RJ, disponĂvel gratuitamente nas plataformas Android e iPhone.
O denunciante fica no anonimato e recebe uma premiação em dinheiro, em caso de denĂșncias que levem à prisão de criminosos, que tenham o rosto divulgado no Portal dos Procurados.
Fonte: AgĂȘncia Brasil