Banner Local 01 728 x 90

LĂ­deres de facções criminosas são transferidos do Conjunto Penal de Itabuna

O objetivo da operação Ă© impedir qualquer contato ou influĂȘncia dos transferidos com liderados

Por Jorge Matos em 17/03/2025 às 13:27:04

Quatro lideranças de facções criminosas do trĂĄfico de drogas na região sudoeste da Bahia, considerados alvos sensíveis do sistema prisional, foram transferidas, na manhã desta segunda-feira, dia 17, do Conjunto Penal de Itabuna para o Conjunto Penal de Barreiras e para o Conjunto penal Masculino de Salvador. A transferĂȘncia faz parte da 'Operação Soberania Cacaueira', deflagrada hoje, dia 17, pela Secretarias de Administração PenitenciĂĄria e Ressocialização (Seap), com acompanhamento do Ministério Público estadual, através Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e do Grupo de Atuação Especial de Execução Penal (Gaep), que se incumbirão de recolher provas eventualmente existentes para instrução de procedimentos investigatórios que se mostrem necessĂĄrios ou requisição de inquérito policial

O objetivo da operação é impedir qualquer contato ou influĂȘncia dos transferidos com liderados no lado externo do estabelecimento penal, bem como garantir a ordem e disciplina no sistema prisional, contribuindo para a redução dos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no Estado da Bahia. A medida leva em conta as evidĂȘncias de que crimes dessa natureza, como homicídios, tĂȘm sido articulados pelas lideranças de dentro do presídio.

A operação conta com mais de 80 policiais e tem a atuação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e do Grupo de Atuação Especial de Execução Penal (Gaep) do MP baiano; da SuperintendĂȘncia de Gestão Prisional (SGP), com a participação da Diretoria de Segurança Prisional (DSP), do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop) da Seap; e da Polícia Militar, através da Cipe Cacaueira.


Fonte: MinistĂ©rio PĂșblico da Bahia

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

ComentĂĄrios

Banner Local 03 728 x 90