O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu nesta sexta-feira (28/7) com o presidente Lula e o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, para discutir importantes temas, como a produção de energia limpa e renovável em Itaipu Binacional, a infraestrutura comum e demais pautas visando o desenvolvimento social e econômico dos países.
Ao final do encontro, Silveira destacou a importância do Brasil e do presidente Lula na liderança da América Latina e do Sul Global.
"Temos uma grande oportunidade de construir pontes e projetos visando, principalmente, a descarbonização do planeta. E o Brasil, como sempre tenho dito, é referência em produção de energia limpa e renovável e tem todo o potencial para ser o grande protagonista mundial nesta missão. E isso tudo buscando o desenvolvimento econômico que traga frutos sociais e que garantam a sustentabilidade", afirmou o ministro.
Brasil e Paraguai tem uma parceria história na geração de energia, principalmente por meio da Itaipu Binacional. A empresa é estratégica para a segurança energética dos dois países, ao atender mais de 13% da demanda de energia elétrica brasileira e 90% do consumo de eletricidade paraguaio nos últimos 10 anos.
Em fevereiro deste ano foi realizado o pagamento da última parcela dos empréstimos tomados para a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu. Há cinquenta anos, em 1973, Brasil e Paraguai assinaram o Tratado de Itaipu, instrumento legal que permitiu o aproveitamento hidrelétrico do Rio Paraná pelos dois países e que constitui marco da parceria binacional.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social - MME