A cantora Marisa Monte participou nesta quarta-feira (7) da manifestação estudantil que levou milhares de pessoas às ruas do Centro do Rio de Janeiro e tornou público seu posicionamento diante do segundo turno da eleição presidencial.
A artista esteve no ato “Juventude na Rua pela Democracia”, que teve concentração na Candelária e seguiu em caminhada até a Cinelândia. A mobilização reuniu estudantes secundaristas, universitários, trabalhadores e integrantes de movimentos sociais.
Após participar da manifestação, Marisa publicou um registro nas redes sociais e revelou quais pautas orientarão sua escolha no próximo dia 25.
“Fui pra rua hoje apoiar e me emocionar com os estudantes. Dia 25 eu voto pela democracia, pela educação, pelo fim da escala 6×1 e pela cidadania.”
A declaração foi publicada pela própria cantora e repercutida nesta quarta-feira por diferentes veículos.
Camisa de Paulo Freire chama atenção
Outro detalhe chamou atenção durante a participação de Marisa Monte.
A cantora foi ao ato vestindo uma camiseta com a imagem do educador Paulo Freire, reforçando simbolicamente a defesa da educação presente em sua manifestação.
Marisa não citou nominalmente Lula ou Flávio Bolsonaro na mensagem publicada em seu perfil.
O contexto político da manifestação, entretanto, é explícito: as entidades responsáveis pela mobilização defenderam a reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e fizeram oposição à candidatura de Flávio Bolsonaro (PL).
Por isso, jornalisticamente, é mais preciso afirmar que Marisa manifestou apoio às pautas defendidas no ato e participou de uma mobilização pró-Lula do que dizer que ela declarou nominalmente voto no petista nesta publicação.
Marisa no meio dos estudantes
A presença de uma das artistas mais conhecidas da música brasileira deu ainda mais repercussão à manifestação.
Marisa esteve ao lado dos estudantes nas ruas, assim como o rapper BK, segundo registros da mobilização.





