O mercado financeiro brasileiro abriu a primeira sessão após o primeiro turno das Eleições 2026 em forte movimento de valorização dos ativos nacionais. O dólar caiu para menos de R$ 5 e o Ibovespa disparou nesta segunda-feira (5), em reação ao resultado da eleição presidencial.
Por volta das 12h30, o principal índice da Bolsa brasileira avançava 8,47%, aos 208.380 pontos. No mesmo horário, o dólar recuava 4,41%, negociado na casa de R$ 4,98.
Durante a manhã, o Ibovespa chegou a superar pela primeira vez a marca dos 200 mil pontos, enquanto a moeda americana atingiu seu menor patamar em meses.
Resultado das urnas mexe com expectativas
O movimento acontece depois de Flávio Bolsonaro (PL) terminar o primeiro turno na liderança da corrida presidencial.
Com praticamente 100% das urnas apuradas, Flávio recebeu 56,1 milhões de votos, equivalentes a 47,03% dos votos válidos. Lula (PT) obteve 53,8 milhões, ou 45,16%.
A diferença entre os dois foi de aproximadamente 2,2 milhões de votos.
O resultado levou investidores a recalcularem as probabilidades para o segundo turno e as expectativas em relação à política econômica do próximo governo.
Petrobras, bancos e varejistas sobem
O movimento positivo não ficou restrito ao índice geral da Bolsa. Ações de grandes empresas brasileiras, entre elas Petrobras, além de bancos e companhias do varejo, registraram fortes altas durante a sessão.





