Representantes de ministérios da Indústria e do Comércio dos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) reafirmaram, nesta segunda-feira (7), o compromisso de trabalho em cooperação com o objetivo de promover o crescimento industrial, de comércio, serviços e investimentos, para o desenvolvimento sustentável dos países do bloco. Em encontros virtuais, foram aprovadas duas declarações conjuntas durante a 7ª Reunião dos Ministros da Indústria do Brics e a 13ª Reunião dos Ministros do Comércio do Brics, presididas pela África do Sul.
Representando o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o secretário executivo Márcio Elias Rosa ressaltou que o fortalecimento do Brics é um objetivo permanente do Brasil e que o bloco é um instrumento valioso para moldar o futuro e a vencer os inúmeros desafios dos países em desenvolvimento. "O desafio que se coloca neste momento é o de promover o desenvolvimento econômico amparado na inovação, na descarbonização e na inclusão responsável, sob o aspecto social e sob o aspecto ambiental", disse o secretário.
As reuniões dos ministros da Indústria e do Comércio antecedem o encontro de cúpula do bloco, que será realizado entre 22 e 24 de agosto em Joanesburgo, África do Sul.
Declaração dos ministros da Indústria
Com o tema "Transformando sistemas de produção e construindo cadeias de suprimentos industriais sustentáveis", os representantes dos ministérios da Indústria aprovaram uma declaração conjunta que reforça, entre outras coisas, a importância de cooperação técnica na área da indústria 4.0, que impacta diretamente o cenário de emprego e educação.
Com a chamada Quarta Revolução Industrial, causada pelas mudanças de tecnologia, o documento destaca a necessidade de trabalhar a inovação na qualificação profissional. Além da requalificação dos profissionais atuais, é preciso preparar a força de trabalho do futuro, com apoio ao aumento do emprego para jovens, destaca o documento.
Neste ano, a PartNIR (Parceria sobre a Nova Revolução Industrial) do Brics realizará o 5º Fórum do BRICS, o Concurso de Inovação Industrial, a Exposição da Nova Revolução Industrial 2023, que visam facilitar a cooperação entre os países do BRICS no campo da indústria 4.0.
Declaração dos ministros do Comércio
Realizada em seguida ao encontro do setor industrial, a 13ª Reunião dos Ministros do Comércio do Brics debateu o tema "BRICS e África: Parceria para Crescimento Mutuamente Acelerado, Desenvolvimento Sustentável e Multilateralismo Inclusivo".
Na declaração conjunta, os países se comprometeram em implementar o Mecanismo de Cooperação em Política Industrial do Brics (BIPCM), para permitir e apoiar a diversificação das cadeias de suprimentos para resiliência e desenvolvimento sustentável.
Na área de Micro, Pequenas e Médias empresas (MPME), a declaração destaca que os países vão facilitar o intercâmbio de missões empresariais e a promoção de reuniões setoriais específicas entre empresas MPMEs, para melhorar a cooperação entre empresas e ajudar a iniciar alianças comerciais sustentáveis.
"Concluo dizendo que o Brasil está preparado para avançar no aprofundamento da nossa cooperação na indústria e no comércio. O fortalecimento do Brics é nosso objetivo permanente de modo que alcancemos, juntos, a prosperidade, a inclusão, a equidade e a paz", finalizou o secretário executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa.
MDIC