Banner Local 01 728 x 90

Crimes de feminicĂ­dio crescem 34% no estado de São Paulo

A violĂȘncia cresce mais no interior do estado

Por Jorge Matos em 23/08/2023 às 10:02:23
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo registrou um aumento de 34% dos casos de feminicídio no estado no primeiro semestre desse ano. Entre janeiro e junho, 111 pessoas foram assassinadas pelo fato de serem mulheres. No mesmo período do ano passado, foram 83.

A violĂȘncia cresceu ainda mais no interior do estado. Um salto de quase 45%. Descontando os casos registrados na capital e na região metropolitana, 74 mulheres foram vítimas de feminicídio nas cidades paulistas. No ano passado, foram 51 mulheres.

Marisa Sametsu, diretora de conteúdo do Instituto Patrícia Galvão, olha os dados e faz vĂĄrios questionamentos. Uma das hipóteses é de que mais mulheres estão dispostas a dar um basta a relacionamentos abusivos, só que encontram pela frente homens violentos e armados. Para Marisa, a certeza é de que o feminicídio é o retrato de um fracasso.

Questionada, a Secretaria de Segurança Pública disse em nota que São Paulo tem a maior estrutura do país de combate à violĂȘncia contra a mulher, com 140 Delegacias de Defesa da Mulher, e?que os crimes podem ser registrados 24 horas por dia pela internet.

Mas para Ivone Dias, da Marcha Mundial de Mulheres, essa estrutura é insuficiente jĂĄ que em muitas cidades as mulheres não tem a quem recorrer. Ela sugere o uso de recursos que jĂĄ existem para evitar mais mortes.

Além dos feminicídios, também cresceu o número de estupros. Uma alta de 7,5% em todo o estado. No primeiro semestre, foram registrados 1.362 casos desse tipo de crime.
VocĂȘ usa WhatsApp, Telegram ou Facebook?
Entre nos grupos do HOJE BAHIA para receber,
em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens.
Use os links:

WhatsApp

Telegram

Facebook




Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

ComentĂĄrios

Banner Local 03 728 x 90