Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Encontro Territorial do PT

Na Bahia, Gleisi Hoffmann articula estratégia do PT para as eleições municipais de 2024

Presidenta do PT participou de Encontro Territorial do partido


Foto: João Valadares

A presidenta Nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), está em Salvador, na Bahia, para articular a estratégia do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para as eleições municipais de 2024. A agenda da presidenta Gleisi no estado vai até sábado (26).

Na sexta-feira (25/8), Gleisi encerrou o dia com o Encontro Territorial do PT Bahia. A plenária contou com a participação de dirigentes estaduais e municipais do partido no Estado, deputados federais e estaduais, pré-candidatos às eleições de 2024 e militantes.

Em sua fala, Gleisi agradeceu o carinho com que foi recebida pelos dirigentes do PT-BA e pela militância e falou sobre a importância de se discutir agora o processo político de disputa das eleições de 2024, dialogando sempre com os partidos da Federação Brasil da Esperança, da qual fazem parte PT, PCdoB e PV, e a necessidade de se construir uma ampla base popular e política no Congresso Nacional para sustentação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A presidenta lembrou ainda que o Tribunal Regional Federal da Primeira Região inocentou, no dia 21 de agosto, a presidenta Dilma Rousseff das pedaladas fiscais. "Nós devemos articular no Congresso Nacional uma resolução para devolver o mandato presidencial à presidenta Dilma. Isso é fundamental ainda no mandato do presidente Lula porque aquele impeachment foi um golpe. E foi o início de toda a desestruturação que vivemos no país, com o ataque à democracia, depois a operação Lava Jato e o surgimento da extrema-direita com Bolsonaro", afirmou. "Então, eu acho que isso é uma questão de justiça histórica."

A presidenta Nacional do PT está construindo nos estados a tática eleitoral de 2024, sempre em consonância com os dirigentes locais da Federação. Para Gleisi, existem duas formas de se fazer a disputa política: "a primeira, nós temos que apostar na organização popular e na politização do povo brasileiro e a outra é o processo eleitoral, ou seja, a gente tem que ter participação social, popular, fortalecer os movimentos, os sindicatos para a disputa institucional", ajudando "o Lula a governar disputando a política com a sociedade".

Pela manhã, Gleisi foi recebida pelo presidente do Diretório Estadual do PT-BA, Éden Valadares, e participou de atividade com as mulheres da Federação Brasil da Esperança, governo e militância, além das deputadas federal Ivoneide Caetano, das estaduais Neusa Cadore e Fátima Nunes e da prefeita de Banzaê, Jailma Dantas.

Na ocasião, a presidenta debateu a importância da ocupação dos espaços de poder pelas mulheres, sobretudo na política, e destacou a relevância da luta contra o machismo e a violência contra a mulher.

"A gente teve uma plenária de mulheres que foi muito importante, repetindo, nós precisamos incentivar as mulheres a participarem da política", afirmou, pontuando que as mulheres hoje são mais de 50% da população e estão sub-representadas nos processos decisórios e de comando.

"Então, o PT tem uma grande responsabilidade com isso, nós vamos incentivar muito para fazer crescer o número de vereadoras por todo o país e depois de deputadas. Aliás, foi graças a essa visão desde que a gente lançou o Elas Por Elas que praticamente dobramos a nossa bancada de deputadas federais na Câmara dos Deputados. Tínhamos dez, fomos para 18 deputadas", disse Gleisi.

Em seguida, a presidenta se reuniu com representantes da Federação, presidentes dos partidos, deputados estaduais e federais. Além de Éden Valadares, estiveram presentes os presidentes do PCdoB, Davidson Magalhães, do PV, Ivanilson Gomes, o pré-candidato do PT à Prefeitura de Salvador, Robinson Almeida, o deputado Euclides Fernandes (PT-BA), a deputada Olívia Santana (PCdoB-BA) e o suplente do senador Otto Alencar, Terence Lessa (PT). Gleisi também se reuniu com a Comissão Executiva Estadual do PT Bahia.

O presidente do Diretório Estadual do PT-BA celebrou a visita da presidenta Gleisi ao Estado governado por Jerônimo Rodrigues, do PT.

"É um balanço muito positivo ter a presidenta Gleisi no nosso Estado e motivo de orgulho para o PT da Bahia. Isso demonstra o prestígio que a Bahia tem para o PT Nacional, a importância da eleição de Lula e as contribuições que a gente sempre deu nas eleições nacionais, da nossa bancada de deputados, bancada de senador, mas é também uma forma de prestigiar a liderança que é a presidenta Gleisi e a importância que ela tem para o nosso partido", afirmou Éden Valadares.

Você usa WhatsApp, Telegram ou Facebook?
Entre nos grupos do HOJE BA notícias e reportagens.
Sugestões de matérias também são bem vindas!
Use os links:


WhatsApp


Telegram


Facebook




pt.org

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!