Uma diversidade de cafés saborosos, com a qualidade de quem planta com cuidado e amor à terra. Esse é o Concurso de Qualidade do Café de Barra do Choça, que estĂĄ acontecendo desde meados de setembro e terĂĄ a cerimônia de encerramento e premiação no próximo dia 6 de outubro. Organizado pela Cooperativa Mista dos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac), a iniciativa estĂĄ em sua 2ÂȘ edição e tem se destacado como uma ação fundamental para o aprimoramento da produção de cafés de qualidade no município de Barra do Choça, conhecido como a "Capital do Café".
O concurso tem como objetivo incentivar os produtores locais a investirem na melhoria da qualidade de seus cafés. Através dessa competição, os cafeicultores são estimulados a buscar a excelĂȘncia em suas lavouras, resultando num aumento significativo na qualidade dos cafés produzidos na região e consequentemente na conquista de um mercado diferenciado, agregando valor à produção. A competição foi dividida em duas fases: a 1ÂȘ avaliou e selecionou amostras, e foi realizada entre 18 e 22 de setembro. JĂĄ 2ÂȘ fase, que acontece desde 25 de setembro e vai até outubro, avalia, no laboratório da Cooperbac, as funções físicas e sensoriais do café. Os 10 melhores serão premiados em até R$ 7 mil.
Segundo a presidente da cooperativa, Johara Oliveira, a expectativa é de que a produção de cafés de qualidade em Barra do Choça continue crescendo, impulsionando a economia local e fortalecendo a reputação da região como um importante polo cafeeiro. "A iniciativa demonstra o compromisso em promover o desenvolvimento sustentĂĄvel da cafeicultura local, garantindo um futuro promissor para os produtores e para a região como um todo", ressalta.
Para a realização do concurso, a Cooperbac contou com o apoio financeiro do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, e da prefeitura municipal de Barra do Choça.
A Cooperativa
Com destaque no sudoeste baiano por produzir cafés de alta qualidade, a Cooperbac conta com 323 cooperados e atende a cerca de 9 mil agricultores familiares em todo o Estado. Através dos investimentos da SDR, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), conseguiu implantar uma unidade de processamento e torrefação de café, desenvolver embalagens e rótulos e implementar estratégias para alcançar novos mercados.
Além disso, recebeu investimentos em tecnologias modernas de produção, como despolpamento do fruto, secagem em estufas adequadas e assistĂȘncia técnica e extensão rural. Também foram feitas estruturações de um parque industrial capaz de armazenar grandes quantidades de produto durante as safras e processĂĄ-los internamente, sem depender de terceiros.
Fonte: Ascom/SDR