Uma mistura de doce e ácido, com leve toque cítrico. A mangaba, fruta típica do Nordeste brasileiro, não é responsável apenas por essa combinação de sabores, mas também pelo sustento de muitas mulheres no estado de Sergipe.
E isso acontece através do projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, que visa promover a inclusão social e autonomia, com uma iniciativa que oferece suporte emocional, capacitação profissional e oportunidades de geração de renda.
Em 2001, o grupo foi fundado por mulheres empreendedoras e ativistas sociais que entendiam a importância de unir forças para enfrentar os desafios vividos por mulheres em situação de vulnerabilidade. Com o intuito de promover a sororidade e a solidariedade, elas buscam criar uma rede de apoio mútuo, onde todas as mulheres envolvidas possam se ajudar e crescer juntas.
O projeto oferece diversas atividades e programas para as mulheres participantes, começando pela capacitação profissional, com a Rede Solidária de Mulheres de Sergipe oferecendo cursos e oficinas em diversas áreas, como artesanato, culinária, costura, empreendedorismo e gestão de negócios. Essas capacitações visam desenvolver habilidades e competências que possibilitem a inserção dessas mulheres no mercado de trabalho ou a criação do próprio negócio.
Também é oferecido apoio emocional, por meio de grupos de apoio e encontros terapêuticos, nos quais as participantes têm a oportunidade de compartilhar suas experiências, desabafar e receber suporte de outras mulheres que passaram por situações semelhantes.
E, por fim, oportunidades de geração de renda, através de parcerias com empresas locais e ações de comercialização dos produtos confeccionados pelas mulheres, em que a rede busca promover a autonomia financeira e a independência de suas participantes.
Tudo isso de maneira a valorizar os conhecimentos tradicionais e talentos das próprias catadoras, que fazem uso de materiais provenientes da biodiversidade regional para criação de diversos artigos. Além disso, as ações de capacitação e geração de renda também possuem essa conexão, com opções envolvendo agroecologia e produção e comercialização de produtos agroecológicos. Essas ações são integradas a iniciativas de educação ambiental, com o objetivo de promover a utilização sustentável dos recursos locais.
O Programa Petrobras Socioambiental é patrocinador do projeto e caminha lado a lado no objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente. Isso evidencia o compromisso da empresa em promover a igualdade de gênero e a inclusão social.
nossaenergia.petrobras.com.br