Banner Local 01 728 x 90

Lua de São Jorge

João das Botas

Por Jorge Matos em 30/10/2023 às 12:26:55

Vou ser honesto com vocês, inestimaveis leitores. Acho até que vou cometer um ato de sincericídio que pode me custar uma leva considerável dos quase doze leitores (e leitoras) das minhas crônicas. Mas vou correr o risco. Aqui vai: não confio em ninguém cujo nome comece com a letra "J". Até mesmo em São Jorge. Aliás, não sei se vocês sabem, mas São Jorge foi cassado por um papa aí, que não me lembro o nome (lembrei, foi Paulo VI que era papa e hoje é avenida), que declarou que o dito santo não era santo coisa nenhuma (o que configura crime de "falsa identidade" previsto no artigo 307 do Código Penal Brasileiro). Não se sabe por intermédio de qual medida o dito auto-proclamado santo se livrou da cassação. Não tenho conhecimento abalizado para afiançar se no mundo dos santos existe a instituição do habeas-corpus ou algum Gilmar que tenha liberado o dito santo de cumprir pena. Me disseram que o responsável pela "descassação" de são Jorge foi o Arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, que teria enviado uma carta ao papa Paulo VI protestando pela cassação. "Se V. Santidade insistir neste erro (a cassação) haverá uma comoção nacional no Brasil". Paulo VI, que não chegou ao sexto nível à toa, providenciou, imediatamente, a devolução do cargo a Jorjão.

Cabe aqui destacar que são Jorge é acusado, também, de ser um criminoso contra o meio ambiente, tendo sido responsável pela extinção de uma espécie da fauna: a dos dragões. Mas essa é uma longa história que deixo pra contar em outra oportunidade. Ele também é acusado de invadir um vasto terreno na lua, a ponto de ser considerado proprietário do satélite prateado. Eu mesmo não considero, mas personagens do naipe de Gilberto Gil considera. E considera muito, a ponto de ter feito uma (linda) música atestando a propriedade: "Lua de São Jorge". Me disseram, não sei se é verdade, que o Senador Randolphe Rodrigues quer criar uma CPI para investigar a invasão da lua. Trata-se de latifundio improdutivo, que pode ser utilizado para a Reforma Agrária, mas isso não dá direito a um auto-proclamado santo invadir a terra.

Conheço vários outros malfeitores cujo nome começa com jota. Teve um tal de Jair, que graças a Deus já foi, que foi responsável, direta ou indiretamente, pela morte de centenas de milhares de pessoas. Mas este é um assunto que não posso falar aqui.

Tem também Jeremias, que vocês não conhecem, mas que está me devendo três mil reais. Tomou emprestado porque sua esposa, Joanna, engravidou e precisava comprar o enxoval de Joaquim, que nem nasceu ainda mas já está herdando essa dívida, vez que o pai vive me enrolando quando cobro.

E o pior de todos, sem dúvida, é João Paulo, atual goleiro do Santos que, sem autorização celestial, praticou defesas milagrosas, impedindo que o glorioso 'Curinthians' aplicasse uma sonora goleada nele, o que afastaria o 'Curingão' da zona de rebaixamento. Rebaixamento esse que a cada dia se torna mais provável, uma vez que o santo padroeiro dele é, precisamente, São Jorge!

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Comentários

Banner Local 03 728 x 90