Banner Local 01 728 x 90

Mostra de Cinema e Direitos Humanos começa na segunda-feira (11/3) com exibições em todas as capitais do Brasil

Ao todo, iniciativa cultural do Governo Federal contará com 18 filmes nacionais em cartaz que podem ser assistidos gratuitamente

Por Jorge Matos em 11/03/2024 às 12:21:25
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o tema "Vencer o ódio, semear horizontes", a 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos chega a todas as capitais do Brasil entre os 11 e 22 de março. A mostra é realizada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e Ministério da Cultura (MinC), com produção do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Durante o evento, inteiramente gratuito, serão exibidos 18 filmes nacionais realizados por profissionais escolhidos por terem relação direta com os problemas abordados nas produções. A mostra irá promover debates sobre temas como prevenção e combate à tortura e ao genocídio, democracia e enfrentamento ao extremismo, direito à participação política, segurança, diversidade religiosa, memória, verdade, saúde mental, cultura e educação.

A assessora especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos do MDHC, Letícia Cesarino, exalta o relançamento da Mostra como um momento de retomada da agenda de cultura e direitos humanos no Brasil. "A Mostra é uma das nossas ações mais tradicionais e, em termos orçamentários, a maior", enfatizou.

As edições anteriores do evento ocorreram entre 2006 e 2018 e foram descontinuadas em 2018. "A Mostra permite que conteúdos e ensinamentos sobre direitos humanos cheguem ao país inteiro e a diversos segmentos de público, em linguagem acessível, diversificada e atrativa. Além disso, une os dois eixos da nossa assessoria: educação e cultura para a paz, com respeito à diferença; e a valorização da democracia", explicou Cesarino.

Diversidade

Os filmes selecionados também trazem como pautas os direitos de mulheres, pessoas idosas, crianças e jovens, pessoas com deficiência, população em situação de rua, povos indígenas e comunidade LGBTQIA+.

Em uma segunda fase desta edição, de 25 de março a 24 de abril, ocorrerá a Mostra Difusão, quando a programação vai ficar disponível online. Os filmes estarão na plataforma de streaming InnSaei.TV e em equipamentos culturais das cidades participantes.

Índia Mara Martins, coordenadora geral da 13ª Mostra e professora do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF, reforça que a presença de recursos de acessibilidade foi um cuidado importante dos organizadores do evento. Com isso, as exibições deverão contar com audiodescrição, LIBRAS e legenda descritiva. "As salas de exibição e os espaços destinados às atividades do evento também foram escolhidos levando em consideração as condições de acesso para pessoas com deficiência", afirma.

Confira a programação completa de todas as capitais neste link

Oficinas

Como parte da programação, também serão realizadas oficinas de formação de professores sobre cinema e educação com a utilização da metodologia do projeto "Inventar com a Diferença", desenvolvida pelo laboratório Kumã-IACS-UFF. Ainda no final do ano passado ocorreram as primeiras atividades, nas cidades de Niterói (RJ), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO) e São Cristóvão (SE).

As oficinas são espaços para se pensar e experimentar as possíveis formas de incluir o cinema como experiência sensível em contextos educativos. Serão voltadas à formação de multiplicadores, tendo como público-alvo professores da educação básica das redes públicas, arte-educadores e educadores que atuem em outros espaços formais ou não formais de educação. Os participantes que completarem a carga horária mínima receberão certificado emitido pela Universidade Federal Fluminense.

Programação

Em São Paulo, a Mostra irá acontecer entre os dias 13 e 16 de março, com as 18 produções cinematográficas sendo exibidas na Cinemateca Brasileira. A oficina será realizada no dia 16, no mesmo local.

Em Brasília (DF), a mostra ocorre de 11 a 13 de março no Sesc 504 Sul. A oficina ocorre de 12 a 15 na capital federal. No Rio de Janeiro, os filmes serão exibidos no Cine Arte da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, também do dia 13 a 16 de março. No último dia de exibições, será realizada uma sessão especial de homenagem, com o filme "A Bolsa ou a Vida", seguido de debate entre os presentes. Em Belo Horizonte (MG), os filmes estarão em cartaz entre os dias 19 e 22 de março, no Cine Santa Tereza, com as oficinas sendo realizadas de 18 a 21 do mesmo mês.

A Mostra desembarca em Salvador no período de 11 a 14 de março, com sessões na Sala de Arte Cinema da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Já as oficinas serão realizadas na Faculdade de Comunicação da UFBA, no mesmo período. Outra capital no Nordeste, Recife, terá exibições dos filmes no Cinema da Universidade Federal de Pernambuco, entre os dias 12 e 15, com as oficinas até o dia 14 de março.

Lançamento

A Mostra foi lançada no mês de dezembro de 2023, em Niterói (RJ), em cerimônia com a participação do ministro Silvio Almeida e do cineasta Silvio Tendler. Em seu discurso, o titular do MDHC ressaltou a importância da luta pela reconstrução da memória. "A memória é uma dimensão primordial da nossa luta política. A memória é um espaço de disputa, e disputar a memória é disputar o significado dos termos que nos são colocados no presente. O espaço da memória é o lugar onde vamos projetar a dimensão do futuro", afirmou o ministro.

Ainda durante o evento, a secretária do Audiovisual do MinC, Joelma Gonzaga, destacou a parceria entre as duas pastas em prol da retomada de projetos voltados à cultura cinematográfica. "Estamos em um momento de reconstrução do audiovisual e isso seria impossível sem uma parceria com o MDHC numa perspectiva de pertencimento, de um projeto de país que quer se ver representado", disse a gestora.

Cinema e Direitos Humanos

Na defesa dos direitos humanos, a cultura é uma forte aliada para promover debates, para apresentar vivências possíveis, para resgatar a nossa memória histórica e para agregar pessoas em prol de uma sociedade mais diversa e tolerante. Assim, MinC e MDHC se unem com o objetivo de potencializar o poder simbólico do audiovisual nacional para abrir caminhos para a promoção da dignidade humana e da justiça social.

A iniciativa está em consonância com o Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH-3), de ampliar e diversificar a produção de materiais pedagógicos e didáticos para educação em direitos humanos, e do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), de estimular a popularização dos direitos humanos através de produções culturais.

Fonte: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Comentários

Banner Local 03 728 x 90