Representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), liderada pelo secretário Executivo da Pasta, Carlos Mello, iniciaram nesta semana uma missão aos Estados Unidos com o objetivo de promover o pescado brasileiro globalmente como sinônimo de qualidade e sustentabilidade.
A pasta participa, desde domingo (10/3), da Seafood Expo North America - SENA/2024, reúne em Boston cerca de 45 países. or Por meio do Projeto Setorial Brazilian Seafood, 15 empresas brasileiras expõem no pavilhão brasileiro.
A presença tradicional e contínua do Brasil no evento é um testemunho da importância do mercado norte-americano para a expansão de novos negócios e parcerias comerciais. Este ano, a delegação do MPA também celebra o início da implementação do Projeto Setorial Brazilian Seafood, uma colaboração entre a Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abispesca) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com apoio do MPA.
O evento também marca o início da execução do Acordo de Cooperação Técnica entre o MPA e a Apex-Brasil, firmado em janeiro com o objetivo de ampliar as relações comerciais e atrair investimentos para o setor pesqueiro brasileiro, um movimento estratégico para consolidar ainda mais a presença do Brasil nos Estados Unidos e em outros mercados internacionais.
Para o secretário executivo, Carlos Mello, o comprometimento do MPA com a Seafood Expo North America evidencia não apenas o potencial brasileiro como um fornecedor líder de pescados de alta qualidade, mas também o interesse contínuo em adotar práticas de pesca responsáveis e sustentáveis.
A agenda do evento inclui ainda diversas reuniões bilaterais e conversas com parceiros internacionais, visando expandir o comércio e promover a cooperação no setor de pescado. Esses encontros são fundamentais para explorar novas oportunidades de mercado, além de possibilitar o intercâmbio de tecnologias e conhecimentos entre o Brasil e outras nações.
No dia 12/03, Carlos Mello segue para Washington-DC, onde se reunirá com empresários brasileiros no "Encontro dos Setores de Promoção Comercial e Investimentos, Setores de Ciência, Tecnologia e Inovação e Adidos Agrícolas baseado nos postos diplomáticos do Brasil, nos Estados Unidos e Canadá".
O encontro será realizado pela Apex em conjunto com os Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) até sexta-feira, 15/3.
A proposta do evento é apoiar e orientar as empresas brasileiras que desejam exportar para a região e as empresas estrangeiras que interessadas em investir no Brasil ou importar produtos ou serviços brasileiros.
Segundo Carlos, eventos como esse são estratégicos para identificar desafios e oportunidades para fortalecer e consolidar a pesca e aquicultura brasileiras junto aos setores econômicos mais tradicionais, ampliando a relevância do nosso comércio internacional.
Durante a agenda da viagem o secretário Executivo do MPA, Carlos Mello, recebe homenagem do Cônsul-Geral do Brasil, embaixador Santiago Mourão, numa recepção (11/3) no consulado brasileiro em Boston.
Ministério da Pesca e Aquicultura