Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Xandão encara Musk

Moraes inclui Elon Musk como investigado em inquérito das milícias digitais

Dentre as contas suspensas estão as do blogueiro Allan dos Santos, do empresário Luciano Hang, do ex-deputado cassado Daniel Silveira


Foto: AP Photo / John Raoux / Agência Sputnik

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes incluiu o nome de Elon Musk, bilionário dono da rede social X (ex-Twitter), como um dos investigados no inquérito das milícias digitais.

A decisão foi publicada neste domingo (7), após o anúncio de Elon Musk de que iria descumprir as decisões judiciais do ministro.

Moraes determinou abertura de uma investigação contra o empresário e multa diária de R$ 100 mil por perfil, caso a plataforma desobedeça qualquer ordem judicial.

A decisão afirma que a medida se justifica pela "dolosa instrumentalização criminosa" da rede, em conexão com os fatos investigados nos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos.

O texto afirma que é inaceitável, que qualquer dos representantes dos provedores de redes sociais e de serviços de mensageria privada "desconheçam a instrumentalização criminosa que vem sendo realizada pelas denominadas milicias digitais, na divulgação, propagação, organização e ampliação de inúmeras práticas ilícitas nas redes sociais, especialmente no gravíssimo atentado ao Estado Democrático de Direito".

O ministro é relator de inquéritos que apuram a circulação de fake news e de ataques a urnas eletrônicas e ao sistema democrático do país em plataformas digitais.

Dentre as contas suspensas estão as do blogueiro Allan dos Santos, do empresário Luciano Hang, do ex-deputado cassado Daniel Silveira, do ex-deputado Roberto Jefferson, entre outros, por "propagar ideias antidemocráticas que atentam contra o Estado democrático brasileiro". Eles negam essas acusações.

O bilionário Elon Musk acusou nesta manhã o ministro do STF de trair a própria Constituição e sugeriu que Moraes deveria renunciar ou sofrer impeachment.

"X publicará em breve todas as demandas de Alexandre de Moraes e como essas solicitações violam a lei brasileira. Esse juiz traiu corajosa e repetidamente a Constituição e o povo do Brasil. Ele deve renunciar ou sofrerá impeachment. Que vergonha, Alexandre, que vergonha", Musk escreveu em um post no blog neste domingo.

Agência Sputnik

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!