Banner Local 01 728 x 90

Inscrições para o Enem 2024 começam no próximo dia 27 de maio

Per√≠odo de inscrições vai at√© 7 de junho. Provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o Brasil; Exame √© a principal porta de entrada para a educação superior

Por Jorge Matos em 13/05/2024 às 17:14:45
Foto: Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Di√°rio Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 13 de maio, o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Com isso, j√° é possível conferir o cronograma e as regras desta edição. O período de inscrições ser√° de 27 de maio a 7 de junho. As provas serão aplicadas em 3 e 10 de novembro.

O Inep divulgar√°, ainda nesta segunda-feira, os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição. O Instituto publicou um edital específico para essas solicitações e para as justificativas de aus√™ncia.

A aprovação da isenção e da justificativa de aus√™ncia não significa que a inscrição foi realizada automaticamente. É necess√°rio se inscrever para participar do exame.

A taxa de inscrição continua no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na P√°gina do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco).

O prazo para fazer o pagamento vai até o dia 12 de junho.

Para pagar por Pix, basta acessar o QR code que consta no boleto.

Nome social

Não ser√° necess√°rio enviar documentos comprobatórios, no que se refere ao nome social, no momento da inscrição. Travestis, transexuais ou transg√™neros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita Federal. Nesse contexto, antes de se inscrever, o participante dever√° verificar as informações pessoais, junto à Receita, e, se for o caso, atualiz√°-las.

Acessibilidade

O Cartão-Resposta e a folha de redação serão terão seus tamanhos aumentados, de forma autom√°tica, para todas as pessoas que solicitarem provas ampliadas ou super ampliadas – até a edição de 2023, era necess√°rio fazer esta solicitação. A medida vem no sentido de proporcionar mais autonomia para que os participantes transcrevam as respostas e o texto para a folha definitiva.

Segurança

O Enem, assim como outros exames aplicados pelo Inep, ter√° uma série de novidades no que diz respeito à identificação dos participantes. O objetivo é ampliar a segurança nas aplicações. Documentos digitais como e-Título, CNH digital e RG digital j√° são aceitos (desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais). Nesta edição de 2024, o Inep incluiu a Carteira de Identidade Nacional (CIN) na lista.

O Instituto aceitar√°, ainda, a documentação v√°lida para estrangeiros, nos termos do Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados. Com o aumento do número de documentos disponíveis para comprovar a identidade do participante, não ser√° mais permitido apresentar Boletim de Ocorr√™ncia (B.O.), em caso de perda de documentos físicos. A medida também est√° relacionada à segurança do exame.

Reaplicação

As provas serão reaplicadas para os participantes que se enquadrem nos critérios estabelecidos, nos dias 10 e 11 de dezembro - a divulgação antecipada das datas da reaplicação também é uma novidade do Enem 2024. Essa alternativa é disponibilizada, em casos específicos, às pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, conforme prev√™ o edital.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação b√°sica. Ao longo de mais de duas décadas de exist√™ncia, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem conv√™nio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Acesse o edital do Enem 2024

Fonte: Agência Gov

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Coment√°rios

Banner Local 03 728 x 90