Banner Local 01 728 x 90

Grupo chinês vai construir em Manaus sua primeira unidade internacional

Meta da empresa Deye é montar primeiramente a fábrica de baterias e, posteriormente, a de inversores na Zona Franca de Manaus

Por Jorge Matos em 04/09/2024 às 09:57:21
Encontro em Manaus define investimentos da fabricante chinesa. Fotos: Divulgação / Suframa

Encontro em Manaus define investimentos da fabricante chinesa. Fotos: Divulgação / Suframa

A empresa chinesa Deye, especializada na fabricação de inversores solares, baterias e soluções de conforto ambiental, escolheu o Brasil para a abertura de sua primeira fábrica fora da China, que será instalada no Polo Industrial de Manaus (PIM). O anúncio foi feito durante uma reunião na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) nesta terça-feira (3), que contou com a participação de representantes da Deye e da Suframa.

A reunião foi conduzida pelo superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, acompanhado do coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais da Autarquia, Arthur Lisboa. Também participaram o CEO da Deye, David Ji; o vice-presidente global de Vendas da Deye, Alan Wu; o diretor financeiro da Deye, Rocky Murph; o country manager da Deye para Brasil, Itália e Espanha, Thiago Gomes; e o diretor de Operações da Deye para Brasil, Itália e Espanha, Caio Lentini.

Durante a reunião, Thiago Gomes destacou a importância da iniciativa. "Nossa vinda aqui é para montar a fábrica de baterias e posteriormente inversores, para podermos ficar mais competitivos no mercado nacional e sul-americano, oferecer melhores soluções tributárias aos nossos clientes e reiterar nossa liderança de vendas no mercado", disse. Lentini enfatizou que atualmente, a Deye já atua em mais de 150 países e é líder de mercado em muitos deles, incluindo Brasil, Estados Unidos, Alemanha, África do Sul e outros países da Ásia-Pacífico, como Filipinas e Indonésia.

A nova fábrica será a primeira unidade da Deye fora da China e faz parte da estratégia global da empresa, que busca expandir sua capacidade de produção e regionalização. "A expectativa é de criar mil empregos diretos e indiretos tanto na fabricação quanto na montagem dos equipamentos", afirmou Gomes.

A fábrica em Manaus está em fase de prospecção do terreno e de viabilidade do projeto técnico-econômico. Segundo a comitiva, a produção deve iniciar com baterias, expandindo para inversores e, posteriormente, condicionadores de ar e a escolha por Manaus deve-se, em grande parte, aos benefícios fiscais e logísticos proporcionados pela Zona Franca de Manaus (ZFM).

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, reforçou o apoio da Autarquia a novos investimentos. "A Suframa está sempre de portas abertas para apoiar investimentos que impulsionem o desenvolvimento da nossa região. O interesse da Deye em instalar sua primeira fábrica aqui é um reflexo da competitividade e das vantagens que o Polo Industrial de Manaus oferece", ressaltou.


Fonte: Agência Gov

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Comentários

Banner Local 03 728 x 90