A partir de 28 de outubro, começa a operar o tão aguardado voo direto, ida e volta, entre Salvador e Paris. O anúncio foi feito na tarde da quinta-feira (12), durante coletiva de imprensa, no Hotel Fasano, na capital baiana, com a presença do secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar - representando o governador Jerônimo Rodrigues-, e do diretor-geral do Grupo Air France-KLM na América do Sul, Manuel Flahaut.
Mais de mil assentos serão oferecidos por semana para o estado. Os voos terão três frequências semanais - segundas, quintas e sábados - e serão operados por modernas aeronaves Airbus A350, com um tempo estimado de 10 horas de viagem. O aeroporto francês escolhido para receber os baianos é o Charles de Gaulle, em Paris. Os voos sairão de Salvador às 18h50, chegando em Paris às 8h20 da manhã seguinte e, na capital francesa, conectará com os mais de 180 destinos. A atração de voos internacionais tem sido um trabalho contínuo do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), com o objetivo de promover e consolidar o destino Bahia para o mundo.
O Airbus A350 possui 324 assentos, divididos em três cabines, sendo 34 assentos na cabine de Business, 24 em Premium Economy e 266 em cabine Economy. A aeronave é um modelo de última geração que utiliza 67% de materiais mais leves, consumindo 25% menos combustível do que aeronaves de gerações anteriores e reduzindo em cerca de 40% a pegada de ruído.
A Bahia é líder no turismo nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e a capital baiana é o quinto destino da Air France no Brasil, que já opera em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Belém. "A chegada da Air France à Bahia representa um marco para o nosso turismo. A facilidade de acesso, a diminuição de conexões ou conexões rápidas estimulam as viagens e nós temos certeza que, com essa conexão, a Bahia vai estar mais próxima do mundo, o mundo vai ter mais facilidade de conhecer as especificidades do patrimônio natural baiano, do patrimônio arquitetônico colonial, do nosso patrimônio histórico e principalmente do nosso patrimônio cultural", destacou Maurício Bacelar.
Para quem já está sonhando em embarcar para Paris e conhecer os pontos turísticos mais famosos, como a Torre Eiffel e o maior museu de arte do mundo, o Louvre, além de explorar atrações icônicas como a Disneyland Paris, os bilhetes já estão à venda no site da companhia: wwws.airfrance.com.br.
Foto: Setur
Entusiasmado com essa nova rota, o diretor-geral da Air France, Manuel Flahaut, ressaltou a importância do novo voo e assegurou que as tarifas serão acessíveis de acordo com o mercado. "Estou muito feliz porque vamos operar com a aeronave mais moderna da nossa frota. Então vamos conectar Salvador com o mundo, não só para Paris, mas também para outros destinos da Europa, a Ásia e para a África".
Parcerias e conexões
A Gol Linhas Aéreas fará parte da parceria "hubs", através das conexões. "Cria-se uma estrutura de conexão. A Gol entra justamente para fazer essa ponte, onde a Air France traz passageiros até Salvador, de onde eles partem para outros destinos em aviões da Gol, assim como já ocorre em outras localidades. Essa conquista é, sem dúvida, um grande avanço para a população da Bahia", ressaltou o vice-presidente de estratégia da empresa, Mateus Pongeluppi.
"Estamos atendendo, agora, a terceira capital europeia e três capitais sul-americanas. Com isso, a tendência é atrair também turistas do Brasil. E que mais turistas brasileiros venham para cá, usem aqui como passagem, porta de entrada pra Europa e, principalmente, que o mundo venha para a Bahia, que também é nosso interesse", destacou o CEO da Salvador Bahia Airports- empresa parceira do Governo do Estado - Julio Ribas.
Sobre a Air France
Desde 1933, a Air France promove a França ao redor do mundo. Com uma atividade dividida entre transporte de passageiros, cargas e manutenção aeronáutica, a Air France é um dos principais players do transporte aéreo. A empresa possui mais de 40.000 funcionários. A Air France estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável, trabalhando para reduzir suas emissões de CO2 e apoiando projetos para absorver e armazenar o CO2 atmosférico em sumidouros naturais. Como parte do programa Air France ACT, a companhia aérea está comprometida a reduzir suas emissões de CO2 por passageiro-km em 30% até 2030, em comparação com 2019.
Fonte: Secom-BA