Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

G20 Brasil

No mundo de crises crescentes, reparar os problemas da humanidade exige ação já

Num cenário em que múltiplas crises podem se devastadoras para economias e populações, lançar luz às realidades e aos atores historicamente desconsiderados das decisões globais é a única saída


Registro da sessão de abertura da Reunião Ministerial do G20 na ONU, em Nova York. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Num cenário ?em que múltiplas crises, conflitos, avanço das desigualdades, da fome e dos eventos extremos do clima podem ser devastadoras para as economias, lançar luz às realidades e soluções de atores historicamente desconsiderados nos processos de decisão internacional se configura como a única saída. A proposta de reforma da governança e do sistema financeiro global responde a décadas de apelo das economias em desenvolvimento para reequilibrar o poder entre os países ricos e pobres.

Embora o chamado lançado na reunião de chanceleres do G20 nesta semana, em Nova York, se configure como bússola para centralizar o tema nos debates internacionais, as grandes potências precisam se comprometer com a urgente ampliação da representação dos países em desenvolvimento nesses fóruns. O modelo de desenvolvimento em curso mergulhou o mundo em crises que tendem a se agravar. O cenário é motivo suficiente para abandonar as críticas e agir para reparar problemas a partir de outras perspectivas.

A pouco mais de 50 dias para a Cúpula de Chefes de Estado do G20, em novembro, nesta edição você confere o registro da reunião inédita do fórum, realizada em paralelo à 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Os espaços para as juventudes no G20, o combate à pobreza energética e promoção do turismo sustentável também são temas no radar do grupo.

Semana que vem, o G20 Brasil conclui os debates técnicos e ministeriais dos grupos de trabalho de Sustentabilidade Ambiental e Climática, em reunião no Rio de Janeiro; e Transições Energéticas, num encontro em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Agenda da semana

• 30 de setembro a 1 de outubro Reunião do GT Infraestrutura (Rio de Janeiro)

• Reunião do GT Infraestrutura (Rio de Janeiro) Reunião do GT Transições Energéticas (Foz do Iguaçu/PR)

• 1 e 2 de outubro Reunião do GT de Sustentabilidade Ambiental e Climática Rio de Janeiro/RJ)

• 3 de outubro Reunião ministerial do GT Sustentabilidade Ambiental e Climática (Rio de Janeiro/RJ)

• 4 de outubro Reunião ministerial do GT Transições Energéticas (Foz do Iguaçu/PR)

Agencia Gov

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!