Kirimurê significa "grande mar interior" e era como os tupinambás chamavam a reentrância na costa que avança 80 quilômetros sobre o continente. No entanto, quando a expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos e Américo Vespúcio chegou à região, em 1º de novembro de 1501, nomearam-na Baía de Todos-os-Santos. Se por um lado, foi o nome dado pelos portugueses que permaneceu como oficial, por outro, foi a resistência dos povos originários e de povos negros que chegaram mais tarde que fizeram da Baía de Todos-os-Santos uma das regiões mais ricas em cultura e história no país. Para celebrar os 523 anos de batismo e muitos mais anos de história desta que é a maior baía tropical do mundo, a Ação Kirimurê realizará uma série de eventos gratuitos, de 26 de outubro a 1º de novembro, em Salvador.
A programação acontecerá em três locais da cidade: o Salvador Shopping recebe a exposição Kirimurê; o Centro Cultural da Câmara de Vereadores acolhe a Tenda Kirimurê e o seminário Baía de Todos Nós; e a Praça Maria Felipa, no bairro do Comércio, vira palco de apresentações culturais e show do grupo maragojipano Cantarolama. "Através de ações em espaços públicos, visamos chamar a atenção das pessoas para elementos típicos da Baía de Todos-os-Santos, valorizando as suas populações, saberes e modos de vida, aspectos que fazem dela um Patrimônio Cultural da Humanidade", destaca Luiz Carlos Brasileiro, diretor geral da Fundação Vovó do Mangue.
A ação Kirimurê é uma realização da Fundação Vovó do Mangue, com apoio institucional do Salvador Shopping, Câmara de Vereadores de Salvador, Prefeitura Municipal de Salvador através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (SECIS) e Secretaria Municipal de Educação (SMED), Prefeitura de Maragojipe, Prefeitura de Vera Cruz e Prefeitura de São Francisco do Conde.
Programação completa- A programação tem início no sábado (26), com a abertura da exposição Kirimurê, às 16h, no Salvador Shopping, que contará com aula interativa e musicada de educação ambiental e recital de poesia. A exposição reúne fotos e documentos sobre a história, a diversidade cultural e de biomas presentes nos 16 municípios e 56 ilhas que compõem a Baía de Todos-os-Santos. A visitação acontece até o dia 1º de novembro, das 9h às 22h (segunda a sábado) e das 12h às 21h (domingo).
Já nos dias 29, 30 e 31 de outubro, a Tenda Kirimurê estará armada no Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador. Uma instalação interativa e educativa com videoaulas, aulas ambientais musicadas e mapas em painel touch screen, nos quais é possível clicar em diferentes pontos e obter informações multimídia sobre aspectos da cultura, história e biodiversidade da baía e do Recôncavo. Será possível visitar a tenda em dois horários, às 9h e 14h. Ainda no Centro Cultural da Câmara de Vereadores, na tarde da quinta-feira (31) será realizado o Seminário Baía de Todos, que contará com dois painéis, um para debater o tema "Importância ambiental e potencial econômico" e outro sobre "Comunidades tradicionais – cadeias produtivas e patrimônio cultural".
Para encerrar a programação em tom festivo, a ação comemorativa "Kirimurê, do Recôncavo à Salvador" ocupará a Praça Maria Felipa, no bairro do Comércio, com apresentações de grupos culturais do Recôncavo de diferentes manifestações como o samba-de-roda, charanga, capoeira, e afoxé, além de um show musical do grupo maragojipano Cantarolama, liderado pelo cantor, compositor e ativista ambiental Carlinhos de Tote. O evento acontece no dia 1º de novembro (sexta-feira), das 9h às 13h.
Sobre a Baía de Todos-os-Santos – É a maior baía do Brasil e segunda maior do mundo, com mais de mil quilômetros quadrados, 56 ilhas e 16 municípios que compõem o Recôncavo Baiano. Com 300 quilômetros de contorno litorâneo, a Baía de Todos-os-Santos vai do Porto da Barra, em Salvador, até a Ponta dos Garcês, em Jaguaripe. Dentre as ilhas que fazem parte da baía, a maior é a de Itaparica, mas existem outras também importantes como a ilha dos Frades, ilha de Maré, ilha de Bom Jesus e a estação ecológica da Ilha do Medo. Em 2014, Baía de Todos-os-Santos recebeu da Marinha do Brasil o título de capital da Amazônia Azul, durante o I Fórum Internacional de Gestão de Baías, realizado no Palácio da Associação Comercial da Bahia (ACB), em Salvador. A intenção foi de estabelecer um marco mundial de debates sobre a economia do mar, inteligência naval e cadeia produtiva. Além de sua riqueza cultural, a Baía de Todos-os-Santos possui uma grande diversidade natural, formada por Mata Atlântica, manguezais, coqueirais e recifes de corais, e é bastante procurada para a prática de esportes e competições náuticas, como vela, remo, regata e canoagem.
Sobre a Fundação Vovó do Mangue - Sediada em Maragojipe – Ba, a instituição foi criada em 08 de maio de 1997, e há 27 anos vem desenvolvendo projetos em diversas áreas de atuação, em parceria com outras instituições, governos e empresas privadas, reforçando sua finalidade de promover a defesa dos direitos sociais, preservação do meio ambiente e valorização da educação e da cultura. Desde 2001, a fundação vem trabalhando com projetos de conservação ambiental, promovendo a conservação dos manguezais e da mata atlântica na sua região de atuação, destacando-se o projeto Co2 Manguezal, com atuação em municípios localizados na Baía de Todos os Santos. A entidade também desenvolve atividades sociais, educacionais e culturais, a exemplo do projeto Garotada, que beneficia crianças e adolescentes, utilizando a educação, a cultura e o esporte como instrumentos de transformação social.
SERVIÇO
Ação Kirimurê – Baía de Todos-os-Santos
Programação:
Exposição temática
Local: Salvador Shopping
26/10 | 16h – Solenidade de abertura
26/10 a 01/11 – Visitação
Tenda Kirimurê
Local: Centro Cultural da Câmara de Vereadores
29/10 e 30/10 – 9h e 14h
31/10 – 9h
Seminário – Baía de Todos Nós
Local: Centro Cultural da Câmara de Vereadores
31/10 | 14h00 às 17h30
PAINEL 1: Importância ambiental e potencial econômico
PAINEL 2: Comunidades tradicionais – cadeias produtivas e patrimônio cultural
Ação comemorativa "Kirimurê, do Recôncavo à Salvador"
Local: Praça Maria Felipa, Comércio
01/11 | 9h às 13h
Apresentações de grupos culturais de Salvador, Maragojipe, Vera Cruz e São Francisco do Conde Show musical do Grupo Cantarolama
Fonte: Gabriela Fonseca. Assessoria de Imprensa