Entidades culturais de matrizes africanas tem até as 23h59 do dia 31 de outubro (quinta-feira) para se inscrever no Edital do Programa Ouro Negro 2025 através do site www.ba.gov.br/cultura. Última chamada para Blocos afro, de afoxés, de samba, de reggae e blocos de índio enviarem propostas para receber recursos para participar do Carnaval da Bahia e Festas Populares de todo o estado.
Além dos desfiles do carnaval, as entidades também podem se inscrever para participar do Micareta de Feira de Santana, da Lavagem do Bonfim, da Lavagem de Itapuã e da Lavagem de Santo Amaro. Mais de 110 propostas serão contempladas para os festejos de 2025 e uma mesma entidade pode aprovar proposta para participar de todas as Festas indicadas no Edital.
Programa Ouro Negro
Concebido em 2008, o edital Ouro Negro concede apoio financeiro às entidades de matrizes africanas como blocos afro, afoxés, samba, reggae e blocos de índio, para a realização dos seus desfiles carnavalescos. Ao longo destes 15 anos, o Ouro Negro promove a preservação e valorização da presença destes blocos, com o desfile em alas e roupas tradicionais, assim como a maior participação da juventude, transmitindo o legado para as novas gerações. Dentro de suas comunidades, estas entidades contribuem para o desenvolvimento social através de projetos que estimulam a construção de uma cultura cidadã.
Fonte: Ascom / Secult-BA