As universidades estaduais do Mato Grosso (Unemat) e do Ceará (UECE), federais do Oeste do Pará (Ufopa) e de São João del-Rei (UFSJ), em Minas Gerais, e o Instituto Federal de Goiás (IFG) abriram inscrições para o Curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva . Até o momento, 22 das 50 instituições de ensino superior participantes já abriram chamadas para o curso que, inicialmente, irá oferecer 250 mil vagas.
Podem participar todos os professores que atuam em sala de aula da educação básica. Os candidatos devem prestar atenção nos prazos de término das inscrições, pois as instituições possuem processos seletivos próprios. A relação das participantes está disponível na página Cursos Nacionais do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no site da CAPES.
O objetivo é formar educadores para desenvolver concepções e trabalho pedagógico alinhados com os princípios das políticas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Também abordará aspectos políticos e legais, participação e direitos humanos relacionados à acessibilidade, intersetorialidade, interculturalidade e interseccionalidade.
Agência Gov