A pouco mais de duas semanas para o governo lançar o novo PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, anunciou que uma das medidas vai ser a parceria público privada para operar a Transposição do Rio São Francisco.
A declaração foi dada nesta quarta-feira (26), durante reunião de governadores do Consórcio Nordeste, em Brasília, com a participação de outros ministros e coordenada pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin.
O titular da Casa Civil anunciou que o novo PAC vai ser lançado em 11 de agosto e também anunciou a retomada das obras da ferrovia Transnordestina.
Também no evento, Rui Costa anunciou que o governo estuda formas de fortalecer o turismo na região Nordeste e de aproveitar o contexto da COP 30, em 2025, em Belém do Pará, quando o fluxo de pessoas de outros países deve se intensificar aqui no Brasil.
O ministro da Casa Civil também anunciou que, na próxima segunda-feira, vai ser lançado o programa escola em tempo integral. Na ocasião, disse que o presidente Lula vai anunciar a liberação antecipada de recursos para estados e municípios que querem implantar o programa já no ano que vem, em 2024.
No encerramento da reunião com os governadores do Consórcio Nordeste, a Diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campelo, anunciou um edital de R$ 10 milhões, para o Floresta Viva, um projeto para restaurar o bioma da caatinga. Metade do valor vai ser repassado pelo BNDES e, a outra metade, pelo Banco do Nordeste.
Agência Brasil