A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) firmaram acordo de cooperação técnica com o objetivo de fomentar ações de promoção da integridade, da transparência e da ética, bem como de prevenção e combate à corrupção junto às empresas exportadoras e instituições que recebem recursos da ApexBrasil.
A parceria será executada por meio do compartilhamento de informações técnicas, entendimentos, experiências, metodologias e tecnologias entre ambas as instituições, inclusive por meio de sistemas informatizados gerenciados pelas unidades envolvidas, relativas ao fomento da integridade privada e das ações de prevenção e combate à corrupção.
O acordo foi assinado na tarde desta sexta-feira (28/7) pelo ministro da CGU, Vinícius de Carvalho, e pelo diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil, Floriano Pesaro, e deverá ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) nos próximos dias. A execução do acordo terá vigência de 48 meses, iniciando-se a partir da data de sua publicação, respeitado o limite legal de 60 meses.
Por meio da parceria, CGU e ApexBrasil irão realizar e participar de eventos como cursos, palestras, seminários, workshops, simpósios, conferências e fóruns sobre temáticas previstas no acordo. Os representantes de ambas a instituições poderão atuar como professor, instrutor, palestrante, conferencista, expositor ou moderador, a fim de incentivar o diálogo do tema institucionalmente e perante a sociedade.
CGU e ApexBrasil também se comprometem a apoiar a adoção de projetos de capacitação e aperfeiçoamento profissional, bem como iniciativas de formação técnica, compartilhando métodos e instrumentos de ensino em capacitações presenciais ou à distância. Está prevista ainda a elaboração de cartilhas de orientação para os exportadores acerca dos temas relacionados à integridade e à prevenção e combate à corrupção.
CGU