A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) irá realizar investimentos de US$ 150 milhões, cerca de R$ 710 milhões, na saúde pública da Bahia, por meio do Programa de Fortalecimento do SUS na Bahia – PROSUS II, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Membros do BID estiveram na sede da Sesab, no CAB, nesta segunda-feira (31), para finalizar ajustes do projeto, que será iniciado em 2024.
"O PROSUS II é um projeto de imensa importância para ampliarmos a estrutura e o atendimento no nosso Estado. É mais um esforço do Governo da Bahia para dar à nossa população um serviço de qualidade na rede de atenção básica e fortalecer a descentralização e regionalização da saúde, dando um atendimento mais célere e mais conforto aos baianos", analisa a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
O programa dá continuidade ao PROSUS I, concluído em 2022, e terá como prioridade a saúde digital e a ampliação da rede pública, assim como melhoria da gestão da Sesab. De acordo com o projeto, são previstas construções de Unidades Satélite, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Centros Especializados em Reabilitação (CER) e um Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) Regional.
Ascom/Sesab