A Caixa Cultural Salvador apresenta, nos dias 19 e 20 de janeiro (sexta-feira e sábado) o show "O Vento e a Vela" que celebra os mais de 20 anos de parceria musical e amizade entre Roberto Mendes e Capinan. O projeto tem entrada gratuita, com distribuição dos ingressos a partir da terça-feira (16/01), na plataforma Sympla.
Em um formato de show documental, O Vento e a Vela traz o encontro entre Capinan e Roberto Mendes dialogando sobre a parceria artística, que também é uma parte da história da música brasileira. Entre canções, poesias, chulas e baladas, os artistas fazem uma apresentação intimista contando detalhes de suas composições – como nasceram e como se relacionam com os autores.
No repertório, destaque para Flor da Memória, Tempos Quase Modernos, Dor do Mundo, Aos Portugais, Nunca mais, Nunca mais, Todo seu Querer, Estranho Rapaz e Noiva brasileira, que foi o primeiro fruto da parceria entre os dois. Depois, muitas outras surgiram como Massemba, Manda Chamar, Tira Essa Mulher da Roda, entre outras, também incluídas no show.
Capinan:
Letrista, poeta, escritor, jornalista, publicitário, médico, natural da Bahia. Escreve poesias desde os 15 anos. Em 1967, venceu o III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record com a música Ponteio, em parceria com Edu Lobo. Escreveu Soy Loco por Ti, América e Miserere Nobis, ambas musicados por Gilberto Gil, este também um de seus principais parceiros na década de 1960, assim como Edu Lobo.
Ao longo das décadas, compôs com Jards Macalé, Paulinho da Viola, Fagner, Geraldo Azevedo, Moraes Moreira e muitos outros. Com João Bosco, criou o sucesso Papel Machê, e publicou os livros de poemas Uma Canção de Amor às Ãrvores Desesperadas, Signo de Navegação Bahia e Gente e Estrela do Norte, Adeus.
Roberto Mendes:
Violonista, autor e compositor, Roberto Mendes iniciou sua carreira em 1972. É natural de Santo Amaro da Purificação no Recôncavo Baiano, cidade da qual nunca se mudou. Sua música viajou o mundo em sua própria voz e na interpretação de artistas como Maria Bethânia, Gal Costa, Caetano Veloso, Sérgio Mendes, Gilberto Gil, Mariene de Castro, Fabiana Cozza, Virgínia Rodrigues, Daniela Mercury, entre outros.
Ao longo de mais de quarenta anos de carreira, já lançou 11 álbuns, 2 livros, 1 DVD e 1 EP, além de inúmeros shows, workshops e palestras ao redor do mundo. O músico é um profundo conhecedor e estudioso do samba chula, a vertente do samba característica do Recôncavo baiano, hoje conhecida no mundo todo como Obra Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Unesco. Estudioso do tema, lançou dois livros: Chula: comportamento traduzido em canção e Sotaque em pauta. Foi esta técnica que Roberto Mendes levou para o violão popular, transformando-o no que ele mesmo chama de instrumento percussivo de cordas feridas, alusão ao protagonismo do ritmo nesta técnica. Com isso, Roberto inventou uma maneira singular e complexa de tocar o instrumento, o que o levou a ser um dos violonistas populares de maior renome do Brasil.
Serviço:
[Música] O Vento e a Vela – Com Capinan e Roberto Mendes
Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes 57, Centro
Datas: dias 19 e 20 de janeiro de 2024 (sexta-feira e sábado)
Horário: 20h
Entrada Franca (ingressos distribuídos a partir de 16/01 na plataforma Sympla)
Classificação: Livre
Duração: 80 minutos
Acesso a pessoas com deficiência
Informações: (71) 3421-4200
Caixa Cultural