Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Alunorte

Governo acompanha investimentos para descarbonização na maior refinaria de alumina do mundo fora da China

No Pará, ministro conheceu as instalações da Alunorte e reafirmou compromisso com a descarbonização e a indústria verde


Foto: Divulgação

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, visitou nesta quarta-feira (28/2) em Barcarena, no Pará, as instalações da Alunorte. A empresa é a maior refinaria de alumina do mundo fora da China. Alexandre Silveira reforçou durante a visita o trabalho que vem sendo realizado para descarbonizar as indústrias no Brasil.

"A empresa assumiu compromisso de descarbonizar suas atividades, e esse compromisso está alinhado com as nossas ações para a Transição Energética justa e inclusiva, que é levar energia mais limpa e sustentável para toda essa região, gerando emprego e renda para a população", destacou o ministro.

A empresa está implantando uma série de ações para remover totalmente o uso do BPF (óleo pesado) de sua operação ainda em 2024, substituindo-o pelo gás natural. A alumina é a matéria-prima do alumínio e é produzida a partir da bauxita, através do processo denominado Bayer. Com a substituição do óleo combustível pesado por gás natural, as emissões anuais de CO2 da refinaria serão reduzidas em 700.000 toneladas.

"A energia mais segura e confiável ampliará parcerias, iniciativas e novos negócios, gerando, ainda, oportunidades e empregos na região. Estamos combatendo desigualdades e cuidando das pessoas: objetivo maior do governo do presidente Lula. Este é o verdadeiro desenvolvimento com sustentabilidade, protegendo nossos rios, protegendo a nossa Amazônia", ressaltou Alexandre Silveira.

A Alunorte foi a primeira a utilizar a tecnologia para a filtragem de resíduos em larga escala no Brasil. Os filtros geram um resíduo seco com 78% de sólidos, e diminuem ainda mais a concentração cáustica no resíduo seco. Este resíduo seco é transportado, onde é empilhado e compactado. A combinação desses processos reduz significativamente a pegada ambiental da Alunorte, pois o resíduo de bauxita gerado por tonelada de alumina ocupa agora 1/4 da área com a tecnologia anterior.





Ministério de Minas e Energia (MME)

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!