Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Turismo

Prefeitos são orientados sobre como desenvolver suas regiões por meio do turismo

Oficina do Mapa do Turismo Brasileiro, promovida pelo Ministério do Turismo, reuniu novos prefeitos e prefeitas em evento realizado pelo governo federal


Foto: Divulgação

O Ministério do Turismo marcou presença no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, nesta terça-feira (11), e levou a gestores municipais de todo o Brasil orientações de políticas públicas, com a destinação de recursos do governo federal. O foco deste primeiro dia de evento foi a oficina do Mapa do Turismo Brasileiro que prioriza a regionalização como uma estratégia para definir regiões turísticas do país, facilitando o desenvolvimento e a promoção do setor de forma organizada e sustentável.

Durante a oficina, os prefeitos e prefeitas eleitos tiveram acesso a documentação necessária para inserção no Mapa do Turismo, observando os critérios relevantes que os municípios precisam cumprir. Além disso, os gestores puderam entender melhor o potencial que o turismo tem para o desenvolvimento econômico e social de suas regiões, promovendo um impacto positivo em diversos setores.

"A regionalização do turismo é uma estratégia eficiente, pois fortalece municípios que possuem tanto oferta turística principal quanto aqueles que atuam como destinos de apoio e de oferta complementar, promovendo um desenvolvimento integrado e sustentável, onde todos numa região são importantes para o crescimento do setor", explicou a coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do MTur, Ana Carla Moura.

Atendendo à Nova Lei Geral do Turismo e ao Plano Nacional do Turismo 2024-2027, o MTur está trabalhando no processo de construção de uma nova metodologia, com previsão de lançamento em 2025.

A prefeita de Monte Santo (BA), Silvana Matos, contou um pouco da sua experiência participando da oficina e como pretende implementar as ações em seu município. "Hoje, vimos diversas iniciativas do Ministério do Turismo para promoção do setor nos municípios. Monte Santo, com quase 200 anos de história e uma das maiores romarias do país, sofreu uma estagnação nos últimos 10 anos. Como gestora, meu compromisso é fortalecer o turismo religioso, acreditando em seu potencial e importância da fé para gerar emprego e renda. Essa parceria com o governo federal, o governo estadual e o povo de Monte Santo é essencial para esse desenvolvimento", relatou.

Já o secretário municipal de Turismo da cidade de Águas Lindas (GO), Wilson Carvalho, contou o que leva do encontro para seu município. "Por meio dessa oficina nós entendemos a importância do Mapa do Turismo. Em Águas Lindas nós estamos trabalhando para que tenhamos a criação do conselho do nosso turismo para que nós consigamos buscar recursos do governo federal. Então parabenizo a iniciativa do Ministério do Turismo. Sem dúvidas é um braço forte para que o nosso município possa crescer", elogiou.

O QUE É O MAPA DO TURISMO? - O Mapa do Turismo reúne municípios com vocação turística comprovada que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento. O objetivo é promover a distribuição mais equilibrada dos recursos e otimizar o processo no cumprimento do princípio da eficiência da administração pública.

A participação no Mapa é aberta a todos os municípios brasileiros que atendam aos critérios definidos em Ato Normativo do Ministério do Turismo, elaborado em conjunto com as Unidades da Federação. Os estados e o Distrito Federal podem acrescentar exigências complementares, que devem ser igualmente respeitadas.

Para integrar o Mapa, o município deve atender aos seguintes critérios:

• Possuir uma secretaria ou departamento de Turismo;

• Contar com uma Lei Orçamentária específica;

• Ter prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur;

• Manter um Conselho Municipal de Turismo ativo;

• Assinar um termo de compromisso;

• Preencher a aba de atividades turísticas no sistema.

Os municípios interessados em se integrar a uma região turística no Mapa do Turismo Brasileiro devem preencher o cadastro por meio do sistema eletrônico disponível em www.sistema.mapa.turismo.gov.br.

O ENCONTRO - O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas segue até o dia 13 de fevereiro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, e deve reunir cerca de 22 mil pessoas. O evento tem como objetivo fortalecer o pacto federativo e ampliar a participação dos municípios em programas e ações do governo federal.

A programação pode ser consultada AQUI


MTur

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!