Hoje não vou falar de política, nem que tussa a vaca. Isto posto, vamos ao que interessa.
Deixo claro, preliminarmente, que, porque não estava lá e não presenciei o episódio, verdadeiramente cinematográfico, me limito a narrar; porém sem garantir a veracidade do que me disse "Tonho Sabão de Mula". Mas, antes, uma explicação: 'sabão de mula' foi um apelido colocado em Antônio Carlos pelo próprio pai, obviamente maragojipano, já que Maragojipe, como todos sabem (ou deveriam saber), é a terra dos apelidos. E dos biriteiros. Mas essa é uma história que pretendo contar em outra oportunidade.
Como dizia, Tonho 'Sabão de Mula' me disse que viu Detinho beijar Zéu na boca. Hoje em dia isso é fato corriqueiro. Dois homens se beijando na boca no meio da rua. Mas pelos idos dos anos setenta, seria causa para um escândalo intergalático, desconsiderando, claro, os russos que sempre tiveram esse asqueroso costume.
Em favor do ato, poderia aqui criar um texto sobre a estética, falar de um possível nexo sobre a arte do beijo e a genialidade do povo russo. Já que os russos são, reconhecidamente, um povo dotado de um talento extraordinário para as artes como o ballet, a literatura e as artes plásticas. O beijo, entre eles, é uma forma de expressar alegria, encantamento, de demonstrar alta consideração. Estética. Pura estética.
Quanto ao beijo de Detinho e Zéu em plena festa da Pituba - segundo afiançou Tonho 'Sabão de Mula' -, malgradas as muitas doses de cachaça que provavelmente beberam e considerando que nenhum dos dois é russo, posso afirmar sem medo de cometer injustiça: viadagem. Pura viadagem! Pergunto à minha excelente advogada Lara Castro se o termo "viadagem" ainda pode ser usado ou já está proibido. Caso seja proibido, agora me dirijo à laboriosa classe dos juriconsultos, me perdoem, não precisa me prender só por isso.
Sei que com essa afirmação, ainda mais assim, com exclamação e tudo, estarei atiçando a fúria dos adeptos do 'políticamente correto'. Mas, perdoem-me, sou apenas um velho saudoso a emitir opiniões retrógradas.
(21/08/2021)
Redação