Banner Local 01 728 x 90

Agricultores familiares do norte baiano recebem capacitação em avicultura

Participantes aprenderam sobre práticas gerais de manejo, desde a construção das instalações, nutrição, sanidade e comercialização dos ovos

Por Jorge Matos em 20/03/2024 às 09:07:49
Foto: Divulgação / Codevasf

Foto: Divulgação / Codevasf

Agricultores familiares do município de Paulo Afonso, no norte da Bahia, foram capacitados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Avicultura de Postura em Sistema Caipira. Durante o curso os participantes aprenderam sobre práticas gerais de manejo, desde a construção das instalações, nutrição, sanidade e comercialização dos ovos. O treinamento foi realizado pela Superintendência Regional de Juazeiro (BA), por meio da Unidade Regional Descentralizada de Paulo Afonso, em parceria com Sindicato Patronal de Paulo Afonso, SENAR e Instituto Sozo no Sertão.

Segundo uma das organizadoras do curso, a analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf Greice Dias, a capacitação técnica permitiu aos participantes conhecerem os processos básicos para produção de ovos com qualidade para atender ao mercado e a importância da gestão para obter resultados positivos com a atividade. "É por meio de capacitação técnica e parcerias que contribuímos para o fortalecimento das atividades produtivas no campo, para geração de renda e melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais", ressaltou.

Para o instrutor do Senar Edgar Junior, "a criação de galinha caipira para produção de ovos é uma atividade de baixo custo e viável para o produtor rural, possibilitando gerar renda, principalmente pelo crescente aumento da demanda desse produto no mercado, além de reduzir o êxodo rural".

A agricultora familiar Simone Gomes, uma das participantes do curso, ressalta a importância de capacitações como essa para atualizar os produtores rurais. "O produtor tem habilidade para produzir, mas, conforme vão sendo criadas novas tecnologias no campo, ele precisa se aperfeiçoar ainda mais para que tenha bom resultado. Por meio da Codevasf, nós recebemos conhecimento. Isso é importante para o nosso crescimento", explica.

O curso foi direcionado para produtores vinculados à Associação do Povoado Baixa do Boi. O objetivo da entidade é a produção de ovos caipiras para atender ao mercado regional, uma vez que existe alta demanda na região e o município não consegue atender.



Fonte: Codevasf

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Comentários

Banner Local 03 728 x 90