Banner Local 01 728 x 90

Seen it all

João das Botas

Por Jorge Matos em 09/01/2024 às 11:06:27
Foto: Freepik

Foto: Freepik

Essa, confesso, eu jamais pensei que veria: faltou gasolina na nave "Peregrine" que pretendia chegar à lua após 50 anos sem tentativas dos americanos. Aliás, essa fixação dos americanos do norte pela lua que, segundo dizem, é de São Jorge sempre me pareceu estranha. "Deve ser para procurar ouro" já me disseram. Mas, para que os americanos (do norte, claro) querem mais ouro? Não já se apossaram do da Venezuela que estava depositado na Inglaterra? Minha tese - todo brasileiro tem uma tese para o inexplicável - é que os americanos (do norte, sei) querem dar um jeito de paralisar a órbita lunar sobre a cidade de Orlando, transformando-a numa exclusiva atração turística. Sei que muitos vão criticar, mas é o que penso e pronto. Melhor mudar de assunto porque já estou me irritando com a intolerância de alguns leitores e leitoras. Vão dizer que é coisa de velho 'gagá'. Pois que saibam que, exatamento por ser 'velho', eu não desacredito nas possibilidades assombrosas dos 'brothers' lá do norte.

E por falar em velho, ainda ontem (ou teria sido antes-de-ontem?) durante a caminhada matinal, deparei-me com um carro que tinha como numerais da placa 6155, exatamente os mesmos números da placa de um fusquinha (quem não souber o que é fusquinha, procure no Google) que meu pai tinha em 1966. Não me fiz de rogado e, é claro, corri para a banca de jogo do bicho e cravei 6155 antes que esquecesse. E o inacreditável aconteceu: deu 3012! Os últimos números do telefone lá de casa em 1966, que era 5-3012. Vocês sabiam que em 1966 os números dos telefones tinham cinco algarismos?

Envelhecer também é cultura. Quantos de vocês puderam viver emoções e adquirir conhecimentos como a turma setentona à qual aderi há pouco tempo? Vou dar alguns exemplos, só pelo prazer de vê-los espumando de inveja: neste espaço de tempo, evoluimos do telefone através de operadora (verdade, ligáva-mos para uma operadora que nos conectava com o número desejado) para as instantâneas videochamadas que nos conectam em qualquer lugar do mundo (se sua operadora não for a TIM, nem a Claro, claro!); passamos dos slides (vá no google) para o instantâneo Youtube: dos discos de vinil (google!) para a música on line (Spotfi, etc); das cartas manuscritas para o WhatsApp; da TV P/B (gugle nela) para Smartv; dos computadores por cartões perfurados (gugle), depois disquetes, e hoje vemos os 'pen-drivers' tornarem-se obsoletos; dos carros a gasolina para os elétricos... tá ficando enfadonho enumerar tantos avanços em tão pouco tempo.

Mudando de parágrafo para dar uma descansada, e antes que você se ponha a imaginar o que poderá vir pela frente em termos de tecnologia, sugiro uma reflexão: quando você nem percebe a passagem do tempo, já é sexta-feira; já passou o mês; acabou o ano; vacilou, acabou a vida. Por isso, com toda a tecnologia atual, garanto a você: nada substitui um abraço, um afago, um beijo. Nada substitui o amor. Assim sendo, não perca mais tempo: ame! Ame muito! Transborde-se de amor! Vá à praia, à montanha, vá ao cinema, tome um sorvete... viva, porque, por mais que você já tenha visto, você ainda não viu nada!

Comunicar erro
Banner Local 02 728 x 90

Comentários

Banner Local 03 728 x 90